Outras Atividades


Rádio

O pedagogo e mestre em Educação Francisco Simonini da Silva, ou simplesmente Xico Simonini, como prefere ser chamado, nasceu em Viçosa, MG, em 18/11/1941. De seu casamento com Paulina, nasceram os filhos Francisco (Médico), Marcela (Cirurgiã Dentista) e Frederico (Engenheiro Civil e Administrador). Por afinidade, são consideradas filhas, Uiara (Advogada) e Flaviana (Microempresária).

Em sua cidade natal e em diversas outras de Minas e de outros estados construiu sua trajetória de professor e administrador do sistema educacional, além de marcante atuação na imprensa e na militância político-partidária.

Aposentou-se em 1991, como professor-adjunto na Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde exercia suas funções no Departamento de Educação, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Vem atuando, há meio século, no sistema educacional público e privado (da educação infantil à pós-graduação), no ensino, pesquisa, extensão e administração. Por iniciativa individual ou coletiva participou da fundação de uma dezena e meia de escolas e cursos em todos os níveis, inclusive três faculdades (Viçosa e Ponte Nova (MG) e Santo Antônio de Pádua (RJ).

Sua trajetória é marcada por vigorosa atuação política, partidária e sindical e em campos diversos, como músico, desportista, radialista, comentarista esportivo, escritor, poeta, chargista e responsável pela publicação do semanário viçosense Muzungu.

Atualmente exerce as funções de Diretor-Geral da Faculdade Santo Antônio de Pádua (FASAP), Santo Antônio de Pádua, (RJ). É Cidadão Honorário desta cidade, honraria outorgada pela Câmara Municipal daquele município fluminense.

Como escritor, além de inúmeros trabalhos acadêmicos, publicou “Enigmas” (Poemas em 2002), “No Reino de Fundanga” (Crônicas em 2003), “Bar Tolomeu” ou “Às Margens do São Bartolomeu” (Crônicas em 2007) e “Da Vida, Setenta e Sete Anos e Sete Meses Depois, uma História de Vida…” (Biografia Familiar em 2008). Ocupa a Cadeira nº 12 da Academia de Letras de Viçosa (ALV).

Como radialista atuou na então ZYV-4, Rádio Montanhesa AM Viçosa, de 1958 a 1962, apresentando, de segunda a sábado, das 10 às 12h, o programa “Convite para ouvir a sua música”, (onde se destacava o pioneiro segmento “Tele-música e o nosso bate papo pelo telefone”) quando os ouvintes eram colocados no ar para exporem suas críticas, sugestões e solicitar a música de sua preferência. Mais tarde, de 1998 a 2006, integrou a equipe de esportes da Montanhesa AM, de Viçosa, como comentarista esportivo, com uma breve passagem pela Viçosa 95FM e Cultura AM920, Visconde do Rio Branco (MG).

O Xico Simonini acredita que, de todos os desafios enfrentados, o maior deles foi o de estar sempre do lado mais difícil. Porém, o lado menos mal.

Prata, Nair
Enciclopédia do Rádio Esportivo Mineiro. / Nair Prata, Maria Cláudia Santos (org.) – Florianópolis: Insular, 2014
456 p.: il.

Programa levado ao ar pelas ondas da então ZYV-4, Rádio Montanhesa de Viçosa AM, de segunda a sábado, das 10h às 12 h, aproximadamente, de março de 1958 até junho de 1962. Produção e apresentação de Simonini Silva.

PARTE 01. ABERTURA – 10h às 10h05

Simonini Silva: Esta é a ZYV-4, Rádio Montanhesa de Viçosa, operando na faixa de 1.600 kilociclos, com seu transmissor Phillips de 100 watts de potência, antena self-suporting de 45 metros, falando de seus estúdios, localizados no 3º andar do edifício João de Barro, na Avenida P. H. Rolfs, 50, na Cidade Universitária de Viçosa, Minas Gerais. A Joalheria Megale, uma tradição no comércio de joias e relógios da Cidade, informa a hora certa: em Viçosa são, precisamente, dez horas… Neste instante, Rádio Montanhesa apresenta…

José Nicolau: Vinheta de abertura…

José Nicolau: Love Letters (Orquestra de Mantovani) …

Simonini Silva:  Alô! Alô! Meu amigo… Alô! Alô! Minha amiga… Alô! Alô! Meu amor… Como acontece de segunda a sábado, das dez às doze horas, esse amigo de vocês tem o prazer de apresentar… Convite para ouvir a sua música… A música que você gosta de ouvir…

José Nicolau: Pedacinhos do Céu (Waldir Azevedo) …

Simonini Silva: Convite para ouvir a sua música: Produção e apresentação de Simonini Silva. Na mesa de som, José Nicolau e, trabalhando na discoteca, Lúcio Gomide…

José Nicolau: Pedacinhos do Céu (Waldir Azevedo) …

Simonini Silva: Convite para ouvir a sua música é um oferecimento da Casa Brasília, Padaria Progresso, Erly Rádio Técnica e Supermercado VV.

Tecidos, confecções, cama, mesa e banho – os últimos lançamentos das melhores etiquetas – Casa Brasília. Praça Marechal Deodoro, nº 2, no centro da cidade.

A Padaria Progresso fica ali mesmo, na Rua Arthur Bernardes, 124, onde você encontra o melhor pão da cidade e a presteza e atenção do Itamar e de sua equipe.

O seu rádio ou aparelho eletro doméstico deu defeito? Erly Rádio Técnica, com sua oficina instalada na Estrela de Ouro, na Rua Arthur Bernardes, dará aquele trato e ele voltará a funcionar como se novo fosse.

O Supermercado VV oferece a você os melhores produtos pelos menores preços. Vai abastecer sua dispensa? Supermercado VV. Praça Silviano Brandão, esquina com a Rua dos Passos.

José Nicolau: Love Letters (Orquestra de Mantovani) …

PARTE 02. CRÔNICA/ A TROVA DO DIA / UM POEMA PARA VOCÊ – 10h05 às 10h30 

CRÔNICA DO DIA   

Simonini Silva:  Obs.: O conjunto das crônicas, apresentadas em cada uma das edições do programa, infelizmente, foram tragadas pelo tempo. Tentar reproduzir uma delas, como exemplo do que se redigia, há mais de 50 anos, seria uma farsa.

José Nicolau: Moonlight Serenade (Orquestra Glenn Miller) …

 A TROVA DO DIA

Simonini Silva:  De um anônimo:

Quando escuto a tua fala,

Quando vejo o teu sorriso,

É que sinto como é fácil

A gente perder o juízo…

José Nicolau: Torna a Sorriento (De Ernesto De Curtis) …

UM POEMA PARA VOCÊ

Simonini Silva: De J. G. de Araújo Jorge, “Menina dos olhos verdes”

Ó! Menina dos olhos verdes, que à tardinha

Estás sempre à janela à hora da minha volta.

Que coisas pensarás? Que fazes aí sozinha?

Por que regiões de sonho a tua alma se solta?

Sempre que dobro a esquina encontro o teu olhar

E o teu claro sorriso adolescente ainda…

Habituei-me a te ver – e és tão criança e tão linda.

Que sem querer, também, sorrio ao te encontrar.

Menina dos olhos verdes… A quem esperas

Com os teus olhos gritando a cor das primaveras?

Queres versos? Pois bem, estes são teus, recolhe-os!

Escrevi-os pensando em ti, tímida e bela,

A menina dos olhos verdes da janela

Debruçada à janela verde dos meus olhos!

José Nicolau: Torna a Sorriento (De Ernesto De Curtis) …

PARTE 03. TELE MÚSICA E O NOSSO BATE PAPO PELO TELEFONE -10h30 às 11h30

– Obs.: Neste segmento, cada ouvinte, ao solicitar a música de sua preferência, através do telefone 1242, era colocado no ar e, sendo inquirido sobre detalhes relacionados aos patrocinadores (Casa Brasília, Padaria Progresso, Erly Rádio Técnica e/ou Supermercado VV). Respondendo à pergunta, corretamente, o ouvinte recebia como prêmio um ingresso para a sessão do Cinema Brasil. Entrada essa nominada pelo programa de “cinemascópica”. Termo esse advindo do sistema de produção cinematográfico da época, o Cinemascope.

Simonini Silva: Neste horário, passamos a apresentar o Tele Música e o nosso Bate Papo pelo Telefone. Solicite a música de sua preferência, nós vamos rodá-la. Porém, antes, você responderá à uma pergunta e, se acertar, vai receber uma “cinemascópica”, válida para o horário e a sessão a sua escolha. A propósito, o filme em cartaz, neste final de semana, é o primeiro filme rodado em cinemascope. Trata-se de “O Manto Sagrado”, uma produção, de 1953, da 20 th Century Fox, dirigido por Henry Koster e estrelado por Richard Burton, Jean Simmons, Victor Mature e um elenco de primeira grandeza. Você vai gostar, meu ouvinte, minha ouvinte…

José Nicolau: Pensilvania 6 5000 (Orquestra Glenn Miller) …

Simonini Silva: Vamos, então ver quem está na linha do 1242 para a primeira pedida do dia… Alô! Alô! Quem fala? Bom dia!

Ouvinte: É a Rita!

Simonini Silva: Oi, Rita! Tudo bem com você? Qual é a música que você deseja ouvir, nesta manhã de sol e de céu azul desta cidade universitária?

Rita: Simonini, eu queria ouvir a música “Quem é”, cantada pelo Osmar Navarro… É uma música que eu gosto muito e me traz ótimas recordações.

Simonini Silva: Ah! É Rita? E você pode contar, somente para mim, quais são essas recordações? Prometo que eu não vou contar, absolutamente, nada, nadinha mesmo de pitibiribas, pra ninguém… Nem para a nossa grande audiência. Que recordações, hein,Rita, são essas? Fala mim… Conta… Vai…

Rita: Nada demais, Simonini. Pode acreditar… Eu gosto muito dessa música e, como eu disse, ela me traz recordações muito boas. Ficamos assim? Respondi?

Simonini Silva: Sei não, Rita! Mas, recordação é recordação e, pode crer, está no ar uma grande curiosidade. Nosso ouvintes – e eu também – estamos imaginando, pensando, tentando adivinhar. Mas, vamos, Rita, à pergunta. Se você acertar… Ó! Uma “cinemascópica” para você curtir “O Manto Sagrado” …

Pergunta: …

Rita: …

Simonini Silva: Muito bem, Rita! Você acertou! Ganhando, assim, a sua “cinemascópica”. Você poderá apanhá-la, aqui, em nosso escritório, a partir das 14h. E que você, ao assistir aquele filme, você possa ter mais ótimas recordações. Um abraço e ouça, agora, com Osmar Navarro, vamos ouvir Quem é…

Nicolau: Quem é…

Obs.: … E, assim, sucessivamente, até o encerramento desse segmento do programa. Abaixo, as músicas mais solicitadas:

  • Música 02 – Ouça (Maysa)
  • Música 03 – Menina Moça (Tito Madi)
  • Música 04 – Poema do Adeus (Miltinho)
  • Música 05 – Ciclone (Carlos Nobre)
  • Música 06 – Quem eu quero não me quer (Raul Sampaio)
  • Música 07 – A Noite do Meu Bem (Dolores Duran)
  • Música 08 – Não Sabemos (Leila Silva)
  • Música 09 – Nosso Momentos (Elizete Cardoso)
  • Música 10 – Poema (Renato Guimarães)
  • Música 11 – Pistom de Gafieira (Silvio Caldas)
  • Música 12 – Tenho Ciúme de Tudo (Orlando Dias)
  • Música 13 – E daí? (Isaurinha Garcia)
  • Música 14 – Presidente Bossa Nova (Juca Chaves)
  • Música 15 – Esmeralda (Carlos José)
  • Música 16 – Quem é (Silvinho)
  • Música 17 – Lamento (Dorinha Freitas)
  • Música 18 – Ela disse-me assim (Jamelão)
  • Música 19 – Alguém me disse (Anísio Silva)

PARTE 04. AS MAIS PEDIDAS DO DIA (de 2ª a 6ª) – 11h30 às 11h55

Conforme a preferência dos ouvintes naquele programa e dia…

AS MAIS PEDIDAS DA SEMANA (aos Sábados) – 11h30 às 11h55

Músicas de 01 a 10 – Conforme a preferência dos ouvintes computada diariamente…

PARTE 05.  ENCERRAMENTO – 11h55 às 12h

Simonini Silva: Esta é a ZYV-4, Rádio Montanhesa, diretamente da Cidade Universitária de Viçosa. Neste instante, chega ao fim a edição de hoje do seu, do meu, do nosso Convite Para Ouvir a Sua Música. Como sempre, num oferecimento da Casa Brasília, Padaria Progresso, Erly Rádio Técnica e Supermercado VV. Convite para ouvir a sua música é uma produção e apresentação de Simonini Silva. Na mesa de som, José Nicolau e, trabalhando na discoteca, Lúcio Gomide… Alô! Alô! Meu amigo… Alô! Alô! Minha amiga… Alô! Alô! Meu amor… Até amanhã, neste mesmo horário…

José Nicolau: Vinheta de encerramento…

Rádio Montanhesa – Viçosa, MG

A História da Rádio Montanhesa, de Viçosa, MG, é narrada nas páginas 79/100 do livro “O Rádio Entre as Montanhas de Minas” (Histórias, teorias e afetos da radiofonia mineira). Organizado por Nair Prata, conta com textos de Ângela de Moura, Eduardo Costa, Elias Santos, Graziela Mello Vianna, Kátia Fraga, Marcelo Dolabela, Maria Cláudia Santos, Nair Prata, Sônia Pessoa, Valdir de Castro Oliveira, Vanessa Paiva, Waldiane Fialho e Wanir Campelo. O prefácio é de Eduardo Meditsch.

O texto sobre a Rádio Montanhesa, “A Rádio Amiga da Cidade”, é de autoria de Katia Fraga. Nele, sob o título “Nomes que marcaram época”, Francisco Simonini da Silva (Xico Simonini) é assim citado:

“Grandes personalidades de Viçosa e do país passaram pelo quadro de funcionários e colaboradores. Entre eles, estão

(…)

Francisco Simonini (apresentador do primeiro programa com participação de ouvinte por telefone),

(…)

Assim como outras emissoras nacionais, a Montanhesa passou, ao longo de sua trajetória, por transformações comuns aos meios de comunicação e vivenciou os mais diferentes tipos de tecnologias,

(…)

Coletânea: O Rádio Entre as Montanhas (Histórias, teorias e afetos da radiofonia mineira). / Nair Prata (Org.) – Belo Horizonte: Editora FUNDAC, 2010. 240 p.